BEM-VINDO AMIGO VISITANTE! este blog foi criado especialmente para a disciplina de EDUCAÇÃO RELIGIOSA, servindo de apoio e ferramenta pedagógica entre meus alunos e colegas de trabalho. Visite também o meu BLOG DE HISTÓRIA: www.pamnr.blogspot.com Que Deus abençoe sua vida, sua família e seus estudos!
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
A RELIGIÃO DOS EGÍPCIOS
Como outros povos daquela época, os egípcios acreditavam em muitos deuses: alguns deles eram metade humanos, metade animais, outros eram inteiramente humanos. Havia estátuas para representar esses deuses; e cada um tinha uma função particular. Houve um faraó chamado Akhenaton, que, com alguns sacerdotes, resolveu adotar um deus único: o deus Sol. Mas o povo egípcio não aceitou isso e continuou com seus muitos deuses. Veja alguns deles:
O deus supremo Osíris, ladeado pelo Hathor, deusa da dança e da música
Filho Hórus e pela mulher Ísis
Amun, um dos deuses Ptá, deus dos artesãos
criadores do Universo. e da escrita.
Thot, deus da Lua e da Sabedoria.
Justamente por causa desse culto aos deuses, cheio de imagens tão comuns na Antiguidade mas que hoje em dia nos parecem estranhas, é que os hebreus insistiram nessas duas ideias: que Deus é único e que não deve ser cultuado em imagens. A religião judaica nunca fez estátuas ou pinturas representando Deus. Ela considera que é pelo amor demonstrado, ao cumprir os mandamentos de Deus, que prestamos homenagem a Ele.
Os Israelitas continuaram em sua caminhada e acamparam no deserto do Sinai. Uma manhã, ouviu-se o som estridente de trombetas no alto da montanha, acompanhado de relâmpagos e trovões. O povo pôs-se a tremer. O Senhor descera no meio do fogo. Ele chamou Moisés para o alto e Moisés subiu. Então Deus lhe disse:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te fiz sair da terra do Egito, da casa da servidão: Não terás outros deuses diante de mim;
Não farás para ti ídolos ou coisa alguma que tenha a forma de algo que se encontre no alto do céu, embaixo na terra ou nas águas debaixo da terra. (...)
Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, inutilmente.
Que se faça do dia de sábado um dia de descanso e preces, considerando-o sagrado (...).
Moisés com as tábuas da Lei
Honra teu pai e tua mãe.
Não Matarás.
Não dormirás com a mulher de outro homem.
Não roubarás.
Não dirás mentira contra teu próximo.
Não desejarás nada que pertença a teu próximo.
(Êxodo 20.2-17 – Tradução Ecumênica da Bíblia – São Paulo – Edições Loyola e Paulinas, 1996 – Adaptado para fins didáticos.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário