sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Entre as histórias contadas por Jesus, uma das mais belas é a Parábola do Filho Pródigo, em que aparece a imagem de um Deus amoroso, cheio de perdão, mesmo para com aqueles que erram: Havia um pai de família com dois filhos. O mais novo um dia disse ao pai: - Quero hoje a minha parte da herança, pois vou embora de casa, viajar e conhecer o mundo! O pai concordou e lá foi o filho mais novo, enquanto o mais velho ficou trabalhando na fazenda do pai. Passado um certo tempo, o filho mais noivo já tinha gasto todo o dinheiro em farras e diversões, e ficou na mais completa miséria. Justamente na época, estava havendo uma grande fome na região por onde andava. E o moço tinha tanta fome que se empregou numa fazenda e desejava se alimentar da comida dos porcos, porque não havia comida para ele. Nessa situação terrível, o rapaz ficou pensando consigo mesmo: - Na casa de meu pai, há comida aos montes para todo mundo e eu aqui passando fome, abandonado e sozinho... Vou voltar para casa e pedir que meu pai me empregue como um servo seu. Afinal, eu não mereço mais ser chamado de seu filho, já que fui embora, abandonei minha família e gastei todo o dinheiro em bobagens. E assim voltou o moço para casa. Quando chegou perto da fazenda do pai, foi avistado por servos da família, pois era uma família muito rica, e estes avisaram que o filho mais jovem estava voltando. O pai nem esperou o filho chegar... Saiu correndo ao seu encontro, morrendo de saudades, e abraçou-o com emoção. Trouxe logo uma túnica, um anel e mandou imediatamente preparar um grande banquete para comemorar a volta do filho querido. Nem quis ouvir a proposta do filho de se tornar empregado... afinal, ele era sempre seu filho mesmo, muito amado. Mas, naquele momento de festa, o irmão mais velho estava chegando de volta do trabalho do dia, no campo do pai, e se espantou de ver todo aquele rebuliço. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Soube, então, que seu irmão havia voltado para casa e o pai estava festejando. Pois o irmão mais velho ficou furioso com o pai e foi lhe dizer, muito bravo: - Que história é essa meu Pai? Eu aqui sempre ao seu lado, todos os dias trabalhando, cuidando das suas terras e nunca fizeste um banquete para os meus amigos... E, agora, esse seu filho vagabundo volta para casa, depois de ter gasto todo o seu dinheiro, e é recebido com festas? O pai não perdeu a calma e respondeu: - Acontece, meu filho, que você está sempre comigo; o que é meu é seu. Mas seu irmão estava perdido e voltou, estava afastado de casa e agora está de novo junto conosco, então é justo festejar! E assim fizeram uma grande festa. O pai perdoou toda a criancice do filho mais novo e acolheu-o de novo em casa. Lucas 15.11-32, Tradução Ecumênica da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário