domingo, 11 de março de 2012

A PARÁBOLA DO ANDARILHO


A tradição religiosa do jainismo, da Índia, conta que um príncipe perguntou a um sábio jainista qual o sentido do bem e do mal. O sábio contou, então, esta parábola.


Um andarilho vagava na floresta e uma fera o atacou. Ele virou-se para fugir e um demônio barrou-lhe o passo. Vendo à frente uma grande árvore, o homem correu e tentou subir, mas caiu em um velho poço seco, uma havia uma ninhada de serpentes. Antes de chegar ao fundo, ele estendeu a mão e se segurou a umas ervas que cresciam entre as pedras do poço.


Enquanto o homem ali estava, uma colméia de abelhas desprendeu-se da árvore, caiu sobre ele e as abelhas o picaram, mas também um pouco de mel chegou até seus lábios.


Ao sentir a doçura do mel, ele esqueceu toda a dor que estava sentindo e o perigo que corria. Quando o sábio acabou a parábola, o príncipe olhava pensativo, sem nada entender. Então ele a interpretou:


o andarilho é o ser humano que está sempre em busca de alguma coisa. A floresta é a existência. A fera é a morte, e o demônio é a velhice. A árvore é a salvação, mas não é fácil atingi-la. O poço é a vida de cada um de nós. As serpentes são o mal e a maldade. As abelhas são a preocupação e as doenças, mas o mel é o bem, que faz esquecer todas as dificuldades.



Próxima Semana: “A Atração da Floresta”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário