Escola:
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “DR. ADALTON SANTOS”
|
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Diretora:
ELEUSA PANSIERE
DE SOUZA ZUCOLOTTO
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Coordenadora:
STELA CRISTINA F. MAZARIN RODRIGUES
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Supervisora:
EGIGLIANA
BONOMO SECCHIN
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Secretário:
ANDREW CAPUCHO
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
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Disciplina:
Ensino Religioso
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Ano:
2012
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PLANO
DE CURSO
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OBJETIVOS
GERAIS:
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NOVA VENÉCIA
2012
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APRESENTAÇÃO:
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O Diálogo com centenas de jovens e a
variedade de e-mails que recebo constantemente, dramáticos lamentos de alunos
angustiados, animaram-me a elaborar este PLANO DE CURSO, pensando unicamente
em você aluno. Este plano tem por finalidade propor uma nova forma de conhecer
os principais aspectos sociais, políticos e religiosos do meio que nos
envolve. Seguindo uma concepção de ensino mais crítico libertadora de acordo
com os conhecimentos vivenciados pelo aluno, procurarei leva-lo a fazer uma
análise da realidade sócio-cultural-religiosa de sua comunidade e suas
interligações no mundo em que vivemos.
Foi, portanto, acima de tudo objetivando o aluno, que elaborei de
forma clara e simples este PLANO DE CURSO, mas, ao mesmo tempo, rico de
conteúdo que, de acordo com o grau de atenção e vontade, pode proporcionar um
alto índice de aproveitamento. Foi escrito mais do que com tinta, com amor;
minha maior preocupação não é o estilo da redação, é você. Não é a pureza da
bela linguagem de Camões, nem tão pouco a maravilhosa pedagogia de Paulo
Freire, é ser entendido por você. Apenas isso.
É na esperança de um mundo melhor que apresento este PLANO. Espero que
ele seja proveitoso e que traga provocações e desafios aos alunos, na
esperança que tenham excelente rendimento escolar e se torne um cidadão
formador de opinião, seguro e consciente de suas ações.
Atenciosamente,
Prof. Antonio Marcos Nunes dos Reis
|
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EMENTA
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
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Cultura e fenômeno religioso,
desenvolvimento sistemático de crenças, instituições e valores espirituais de
uma sociedade. Representações sociais na história das culturas. As tradições
religiosas como elementos indissociáveis das culturas. Inserção no cotidiano
escolar do Ensino Fundamental.
|
·
Compreender o
papel das tradições religiosas na estrutura e manutenção das diferentes
culturas e manifestações socioculturais;
·
Situar-se como
elemento construtor da realidade, estabelecendo compromissos solidários na
escola, na comunidade e no trabalho;
·
Compreender o
sentido da vida, sustentado por crenças, doutrinas, normas e métodos de
relacionamento com o Transcendente, com os outros e consigo mesmo;
·
Reconhecer o
fenômeno religioso como experiência universal, identificando as expressões
religiosas predominantes na sociedade, nas organizações populares e o papel
destas frente às formas de agressão à vida.
|
·
Cultura
religiosa;
·
Pluralismo
religioso;
·
Fenômeno
religioso;
·
Religiões no
Brasil e no mundo;
·
O papel do
Ensino religioso nas escolas.
|
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
6º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
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CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
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1º TRIMESTRE
|
Ética e Conhecimento
A
Idéia do Transcendente:
·
Os significados
do Transcendente na vida;
·
A construção da
idéia do Transcendente no tempo e no espaço.
História
do Ensino Religioso no Brasil:
·
Qual o objetivo
do Ensino Religioso;
·
Histórico da
Educação Religiosa no Brasil.
|
·
Leitura
mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sóciopolítico-cultural;
·
Contato com os
textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento
do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa;
·
Como definir
fenômeno religioso;
·
A contribuição
dos jesuítas na educação religiosa;
·
A educação
religiosa no Brasil colonial e imperial;
·
O ensino
religioso no Estado do Espírito Santo e
·
Tradições
históricas e manifestações religiosas
|
·
Valorização da
evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas, no decorrer dos tempos;
·
Respeito à
formação histórica da idéia do Transcendente e que nas diferentes mudanças
culturais perceba como as ideologias religiosas chegam a determinadas
verdades;
·
Compreender a
religiosidade indígena, a importância dos jesuítas na catequese dos índios e
na divulgação do cristianismo, propagando o catolicismo;
·
Compreender como
eram as aulas de Ensino Religioso no Brasil colônia e Brasil imperial;
·
Entender a
história da educação religiosa no estado do Espírito Santo, destacando a
história religiosa de Nova Venécia, sua cultura e tradições, a chegada dos
evangélicos e as principais manifestações religiosas em nosso município.
|
||||||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
6º Ano
|
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OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
|||||
PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
2º TRIMESTRE
|
Trabalho e Cultura indígena:
·
Como trabalhavam
nossos antepassados;
·
O desemprego e
suas conseqüências;
·
Trabalho e
desigualdade social;
·
Trabalho e
cultura indígena.
História das Tradições Religiosa Oriental:
·
Como o índio
expressa sua religiosidade;
·
Animismo,
xamanismo e totenmismo;
·
História do
Cristianismo;
·
Divisões na
cristandade.
|
·
A capacidade
para o trabalho;
·
A contribuição
do trabalho indígena para o Brasil;
·
A contribuição
do trabalho do negro para o Brasil;
·
As principais
religiões mundiais;
·
Diferenças do
homem oriental e o homem ocidental;
·
Religiões e
deuses orientais;
·
Quais as
religiões do Oriente?
·
Cultura das
religiões orientais.
|
·
Compreender a
importância do Trabalho para a vida;
·
Compreender a
importância dos índios e negros para a formação do povo brasileiro,
destacando a importância de seu trabalho;
·
Compreender a
fé, a crença, os ritos e costumes dos índios e negros para a nossa cultura;
·
Compreender a
importância que as religiões no Oriente exerceram na influência e cultura da
religião ocidental;
·
Compreender a
cultura, os mitos e ritos dos orientais e que influência teve na visão
teológica das religiões ocidentais.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
6º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
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CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
3º TRIMESTRE
|
Cultura e Política
·
O que é cultura;
·
Cultura e
tradições religiosas;
·
Cultura e culto
indígena;
·
Divisões do
Cristianismo
|
·
O mito e o rito nas
tradições religiosas;
·
Cultura e
política;
·
Democracia,
Pátria e patriotismo;
·
Quem é o índio e
quantos tipos há no Brasil;
·
O índio e sua
concepção de vida e morte;
·
História da
igreja cristã;
·
Reforma e contra
reforma da igreja;
·
Movimento ecumênico.
|
·
Compreender que
os mitos fazem parte das várias tradições religiosas e como isso afeta a
nossa fé;
·
Diferenciar o
mito dos ritos nas tradições religiosas;
·
Compreender o
que é democracia, como exercê-la, destacando a importância do amor a Pátria,
conservando e preservando os bens públicos;
·
Descobrir a
importância do índio e sua participação na formação da cultura brasileira;
·
Compreender as
diversas teorias, ritos, mitos e lendas indígenas acerca da vida e suas
teorias dos bons e maus espíritos;
·
Compreender a
história do cristianismo, a divulgação da fé católica, a reforma protestante
e a contra reforma promovida pelo catolicismo;
·
Entender e
compreender o que é o movimento ecumênico.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
6º Ano
|
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OBJETIVOS GERAIS:
|
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CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
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3º TRIMESTRE > 2ª Parte
|
Ciência e Religião:
·
O conceito de
ciências;
·
Ciências e
Ética;
Cultura Afro:
·
História e
cultura Africana;
·
A chegada e
contribuição dos negros para o Brasil;
·
Religiosidade
Afro-brasileira.
Escrituras Sagradas e Tradições Orais:
·
As Verdades
sagradas como referenciais da vontade do Transcendente;
·
A autoridade do
discurso religioso.
|
·
A ciência e
Religião;
·
Ciência, ética e
religião;
·
Quem é o negro e
como chegou ao Brasil.
·
De que forma o
negro expressa sua religiosidade;
·
O que é
sincretismo religioso?
·
Principais
deuses da religião afro-brasileira.
·
O que é o
espiritismo e como chegou ao Brasil?
·
Como os
espíritas expressam sua religiosidade.
·
O livro sagrado
do cristianismo;
·
Como a Bíblia
chegou até nós?
·
Ethos, valores e
limites.
|
·
Compreender a
importância da ciência e da religião para a solução de problemas sociais;
·
Compreender que
apesar de algumas divergências a verdadeira Ciência e a fé caminham sempre
juntas, rumo à conquista e tecnologia.
·
Identificar as
diversas formas de expressões religiosas dentro da religião afro-brasileira;
·
Identificar
injustiças cometidas contra grupos étnicos brasileiros.
·
Compreender a
origem do espiritismo, suas expressões de religiosidade bem como seu
histórico no Brasil;
·
Identificar a
origem dos escritos sagrados no Cristianismo, de que forma foram escritos, e,
em que época e circunstâncias;
·
Diferenciar
livros canônicos, apócrifos e Pseudo-epígrafos da Bíblia.
|
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
7º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
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CONTEÚDOS:
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
1º TRIMESTRE
|
Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas:
·
A evolução da
estrutura religiosa nas tradições religiosas no decorrer dos tempos;
·
A sistematização
da idéia do Transcendente pelas tradições religiosas;
·
A estruturação
do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da tradição
religiosa.
|
·
A formação
religiosa do povo brasileiro;
·
A contribuição
da cultura e fé indígena para o povo brasileiro;
·
A contribuição
da cultura afro-brasileira em nossa religião;
·
Injustiça contra
grupos étnicos brasileiros.
·
A importância do
estudo para a vida.
·
O que é
manifestação religiosa?
·
A tolerância
religiosa no Brasil.
·
Ateísmo e
Materialismo.
|
·
Conhecer a
estrutura das tradições religiosas do povo brasileiro está intimamente
relacionada com a formação inicial de nosso povo, suas crenças, cultura e
tradições;
·
Identificar as
contribuições das tradições indígenas e das tradições afro-brasileiras para a
diversidade religiosa no Brasil;
·
Valorizar os
grupos étnicos brasileiros, sua importância e contribuição na história e
tradição religiosa brasileira, inclusive respeitando a tradição de todos;
·
Compreender a
importância do estudo para a vida, relacionando suas vantagens no mercado de
trabalho e como a fé serve de auto-ajuda nesse processo;
·
Compreender
porquê o Brasil é tolerante as várias tradições religiosa, inclusive
assegurando
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
7º Ano
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|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
2º TRIMESTRE
|
Contexto cultural dos textos sagrados Orais e escritos:
·
A construção
cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço pelas tradições religiosas.
Origem,
história e divisão da igreja:
·
História da
igreja cristã;
·
A reforma e
contra-reforma na/da igreja
|
·
Origem e
História da Igreja Mundial;
·
A reforma na
igreja;
·
A contra reforma
da igreja;
·
O catolicismo no
Brasil;
·
As divisões no
catolicismo brasileiro;
·
Origem do
protestantismo;
·
As divisões no
protestantismo;
·
A hierarquia em
algumas tradições religiosa;
·
A liderança nas
tradições religiosas;
·
O movimento
pentecostal no Brasil.
|
·
Compreender a natureza
e a administração eclesiástica, sua origem e desenvolvimento;
·
Identificar e
conceituar reforma e contra reforma dentro e fora da igreja;
·
Relacionar as
contribuições do catolicismo no Brasil;
·
Compreender a
origem e natureza do protestantismo, suas divisões, cultura, tradições e
contribuições a cultura religiosa do povo brasileiro;
·
Identificar o
que é movimento pentecostal, diferenciando de neo-pentecostal.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
7º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
|
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CONTEÚDOS:
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
3º TRIMESTRE
|
História e tradição religiosa:
·
A evolução da
estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos.
|
·
Diferença entre
Pentecostal e neopentecostal;
·
As tradições
religiosas no Estado do Espírito Santo;
·
A religião dos
primeiros habitantes venecianos;
·
A chegada dos Evangélicos;
·
As principais
festas religiosas
·
O que é
espiritismo.
·
Ressurreição,
reencarnação e karma.
·
O espiritismo e
a ciência.
·
A filosofia das
religiões.
·
A Psicologia e
as religiões.
|
·
Diferenciar
movimento pentecostal de renovação carismática, identificando-o de
neopentecostal;
·
Identificar as
origens e histórias das principais tradições religiosas no Estado do Espírito
Santo;
·
Identificar as
principais tradições religiosa no município de Nova Venécia, reconhecendo as
principais festas religiosas no município;
·
Conceituar o que
espiritismo e, identificar sua relação com a ciência;
·
Conceituar as
principais teorias em torno da ressurreição, reencarnação e karma,
identificando cada uma delas;
·
Compreender a
filosofia das religiões, conceituando e diferenciando-a de psicologia nas
tradições religiosas.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
7º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
3º TRIMESTRE > 2º Parte
|
Sociologia e tradição religiosa:
·
A função
política das ideologias religiosas;
·
A Política e às
religiões afro-brasileiras.
|
·
Política e
apolítica;
·
O que é religião
afro-brasileira?
·
O que são guias?
·
O sincretismo
religioso e o Candomblé na cultura brasileira;
·
Tradições
religiosas nas religiões de origem afro;
·
As contribuições
da cultura afro no Brasil.
·
Comidas típicas
e plantas na religiosidade afro-brasileira;
·
A cultura
judaica no Brasil;
·
História do
Cristianismo no Brasil;
·
O Natal e os
cristãos.
|
·
Conceituar,
identificar e distinguir o ser político do apolítico;
·
Conhecer e
identificar as principais tradições religiosas de origem afro, destacando a
sua imensa contribuição para a cultura da religiosidade do povo brasileiro;
·
Entender a
origem e história do Candomblé, suas tradições, diferenciando a umbanda da
quimbanda;
·
Conhecer e
identificar os principais pratos típicos brasileiros de origem afro,
destacando inclusive, a importância das plantas de uso medicinal;
·
Conhecer e
reconhecer a contribuição da cultura e tradição religiosa de origem judaica
para a religiosidade do povo brasileiro, destacando os principais grupos no
Brasil;
·
Conhecer a
origem histórica do cristianismo no Brasil, sua propagação e divulgação da fé
através dos Jesuítas e missionários que aqui vieram.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
8º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
|||||
PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
1º TRIMESTRE
|
Espiritualidade e Política dos grandes líderes religiosos:
·
A experiência
religiosa como elemento vital;
·
A vivência com o
mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradições;
·
Autoconhecimento
na vivência do relacionamento com o Transcendente;
·
A liderança política e religiosa nas
tradições.
|
·
As Religiões e
seus líderes;
·
Moisés, um dos
principais líderes judaico e humanidade;
·
Jesus e seus
ensinamentos;
·
O que fez
Sidarta Guautema tornar-se o Buda?
·
O sucesso de
Maomé;
·
A importância do
líder dentro de um grupo social;
·
A liderança
política e religiosa no Brasil hoje;
·
A religiosidade
vivenciada na Idade Média;
·
O Marketing
religioso;
·
A mídia na
religiosidade do povo brasileiro.
|
·
Compreender a
filosofia, psicologia e teologia dos grandes líderes religiosos;
·
Identificar e
relacionar as principais características de um líder de origem judaica e
cristã;
·
Identificar e
relacionar as principais características de um líder de origem judaica e
cristã;
·
Relacionar os
principais acontecimentos sócio-culturais que levaram Sidarta Guautema a
desenvolver seus ensinamentos, criando assim o budismo;
·
Perceber as
situações problemáticas e apostasia no cristianismo, levando Maomé a fundar o
Islamismo;
·
Conceituar e
relaciona marketing religioso, o mau uso da fé, a corrupção dentro das
tradições religiosas, destacando a importância da mídia na propagação da
religiosidade brasileira.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
8º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
|||||
PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
2º TRIMESTRE
|
Valores éticos, Religião e Controle social:
·
As exigências e
qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição
Religiosa;
·
Orientações de
vida nas normas, crenças e doutrinas das Tradições Religiosas;
·
A religião e sua
influência no controle social do ser humano.
|
·
O que é controle
social?
·
A religião e as
normas de conduta;
·
As religiões
Africana e as religiões Afro brasileiras;
·
O estado
Islâmico;
·
As revoluções
políticas nos países islâmicos na década de 1980;
·
O hinduísmo no
Brasil;
·
Teimosia e
fanatismo religioso;
·
O totalitarismo
religioso;
·
A liberdade
religiosa no Brasil;
·
Ideologia e
política das religiões.
|
·
Identificar o
que é controle social e como a religião exerce uma influência muito grande na
vida de seus adeptos;
·
Reconhecer o que
as tradições religiosas conceituam de “normas de condutas”, diferenciando
senso de consciência moral;
·
Entender o que
veio a ser o Estado Islâmico, quais as suas políticas socioeconômicas,
destacando as conseqüências das revoluções políticas oriundas dos países
islâmicos e como isso influenciou nossa história;
·
Reconhecer que a
tolerância religiosa no Brasil é uma conquista da democracia brasileira,
sendo assegurada tal liberdade de consciência e de crença na Constituição
Federal;
·
Conceituar,
identificar e relacionar as diferenças entre ideologia, filosofia e teologia
sócio-político nas tradições religiosas.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
8º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
3º TRIMESTRE
|
Determinações da Tradição Religiosa sobre a Pessoa:
·
Determinações da
Tradição Religiosa na construção mental da pessoa.
Fenômeno Religioso:
·
O conceito de
religiosidade, o sentido da religião para o ser humano e as principais
religiões do mundo.
|
·
O que é
animismo?
·
Os deuses na
cultura animista;
·
A importância
das tradições oral;
·
O mito e os
ritos nas tradições religiosas;
·
Religiões
semitas;
·
Judaísmo,
Islamismo e Cristianismo;
·
Quais são os
pilares do Islamismo?
·
Como diferenciar
Xiitas de Sunitas;
·
Religiões
Afro-brasileiras.
|
·
Conceituar o que
vem a ser tradição religiosa animista, identificando culturas, seus deuses e
crenças;
·
Identificar como
a diversidade cultural religiosa chegou até nós através da tradição oral;
·
Diferenciar o
mito de rito e sua contribuição histórica para as tradições religiosas;
·
Identificar o
que são religiões semitas, destacando a importância, semelhanças e diferenças
entre o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo;
·
Conhecer e diferenciar
a diferença entre os principais grupos Islâmicos Xiitas e Sunitas.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
8º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
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PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
3º TRIMESTRE > 2ª Parte
|
Limites:
·
O limite e a
busca do translimite;
·
A experiência
religiosa na busca de superação da finitude humana.
Adolescência e Juventude:
·
Namoro e
contracepção;
·
O sentido da
vida e os vícios (drogas, aborto e discriminação).
|
·
O que é
hinduísmo?
·
A importância de
Gandhi para o hinduísmo;
·
Os principais
deuses e textos sagrados do hinduísmo;
·
O hinduísmo e o
budismo;
·
O budismo e o
Cristianismo;
·
Origem da vida:
A teoria da evolução;
·
Origem da vida:
A teoria criacionista;
·
O destino e
natureza do homem: teoria biológica;
·
O destino e
natureza do homem: teoria filosofia;
·
O destino e
natureza do homem: teoria psicológica;
·
O destino e
natureza do homem: teoria teológica.
|
·
Compreender o
que é o hinduísmo, sua origem histórica, identificando o sistema de castas;
·
Identificar os
principais deuses e textos sagrados na cultura de tradição religiosa
hinduísta;
·
Diferenciar os principais aspectos nas
tradições hinduísta, budista e confucionista;
·
Reconhecer e identificar as principais
semelhanças entre budismo e cristianismo;
·
Conceituar,
identificar e relacionar as diferentes visões acerca do destino e natureza do
homem nas teorias da: biologia, filosofia, psicologia e da teologia.
|
||
Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Série:
9º Ano
|
|||
OBJETIVOS GERAIS:
|
|||||
CONTEÚDOS:
|
|||||
PERÍODO:
|
EIXO
TEMÁTICO:
|
NOÇÕES
E CONCEITOS:
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
||
1º TRIMESTRE
|
O mito e os ritos:
·
O Mito e as
fantasias;
·
A verdade que
orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições
religiosas.
|
·
O mito e a
fantasia;
·
O mito e a
religião;
·
As cinco
características do mito;
·
A importância do
mito para a ciência;
·
Atitudes
filosóficas;
·
Teísmo e
ateísmo;
·
Ceticismo e
agnosticismo;
·
Reflexão
filosófica da religião.
|
·
Identificar no
estudo da mitologia a diferença entre o mito e a fantasia nas tradições
religiosas;
·
Reconhecer e
diferenciar o mito dos rituais e das verdades reveladas nas diferentes
tradições religiosas;
·
Destacar a
importância do mito para a ciência, principalmente no campo da arqueologia,
que muito têm contribuído com suas descobertas para o mundo moderno;
·
Diferenciar
teísmo de ateísmo e agnosticismo de ceticismo;
·
Identificar as
semelhanças e principais diferenças entre a filosofia e a teologia nas
diferentes tradições religiosas.
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
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Disciplina:
Ensino Religioso
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Série:
9º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
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CONTEÚDOS:
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PERÍODO:
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EIXO
TEMÁTICO:
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NOÇÕES
E CONCEITOS:
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
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2º TRIMESTRE
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Verdades de fé/Ciência e Religião:
·
A verdade nas
tradições religiosas sob a ótica da
fé;
·
Origem e destino
do planeta terra dentro da cosmologia científica e religiosa.
|
·
Conflitos
polêmicos entre Religião e Ciência;
·
A teoria de
Copérnico e Darwin para a religião;
·
Teorias
polêmicas que abalaram a fé no século XX;
·
A religião e a comunidade científica juntas;
·
A influência
religiosa do ambiente onde vivemos;
·
A religiosidade
na vida das pessoas no campo e na cidade;
·
A crise nas
religiões tribais para sobreviver as suas tradições;
·
Cultura e
história das religiões Afro.
|
·
Identificar os
principais pensamentos científicos que abalaram a fé no século XX,
reconhecendo que a verdadeira ciência e a fé caminham juntas no objetivo se
solucionar os grandes problemas da humanidade;
·
Compreender que somos influenciados e
influenciamos constantemente as pessoas ao nosso redor e que essa influência
afeta também a nossa fé e consequentemente, nossos valores e tradições
religiosas;
·
Identificar a
origem, história e principais aspectos das religiões afro no Brasil, sua
cultura, crenças, valores e formação na cultura da tradição religiosa
brasileira;
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
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Disciplina:
Ensino Religioso
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Série:
9º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
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CONTEÚDOS:
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PERÍODO:
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EIXO
TEMÁTICO:
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NOÇÕES
E CONCEITOS:
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
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3º TRIMESTRE
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Valores éticos, Juventude e Crise existencial:
·
As exigências e
qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da tradição religiosa
·
A crise
existencial na juventude: namoro, paixão, amor, sexo, drogas, depressão e
religiosidade.
|
·
Namoro, noivado e
casamento;
·
Atração, paixão
e amor;
·
Razão e emoção;
·
A armadilha dos
tóxicos e do álcool;
·
O sexo, a
adolescência e a moral;
·
Aborto e
eutanásia;
·
O catolicismo e
a comunidade científica;
·
Ressurreição ou
reencarnação?
·
Os gregos, a
mitologia e a ancestralidade;
·
A magia e o
espiritismo;
·
O Hinduísmo,
Budismo, Taoísmo e Confucionismo.
|
·
Estudar e
compreender os sentimentos emocionais que tomam conta do ser humano,
reconhecer-se dotado de razão, emoção e vontade ao decidir sentimentos tais
como a paquera, atração física, namoro, noivado e casamento;
·
Fazer sábio uso
do seu livre arbítrio ao tomar decisões que envolvam sua conduta ética e
moral concernente ao uso do álcool e das drogas, ao sexo livre e decisões que
envolvam aborto e a eutanásia;
·
Entender, identificar
e distinguir a diferença entre Ressurreição, Reencarnação e o Karma;
·
Compreender a
importância histórica da mitologia grega para as tradições religiosa e a
ciência em especial a arqueologia;
·
Compreender e
diferenciar as tradições históricas do espiritismo, a concepção de vida após
a morte, diferenciando-o das tradições ligadas a magia;
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
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Disciplina:
Ensino Religioso
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Série:
9º Ano
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OBJETIVOS GERAIS:
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CONTEÚDOS:
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PERÍODO:
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EIXO
TEMÁTICO:
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NOÇÕES
E CONCEITOS:
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
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3º TRIMESTRE > 2ª Parte
|
Vida além da morte:
·
As respostas
elaboradas para a vida além da morte pelas tradições Religiosas
(ancestralidade, reencarnação, ressurreição, nada);
·
O sentido da
vida perpassada pelo sentido da vida além da morte.
|
·
O Xintoísmo no
Japão e sua história no Brasil;
·
O judaísmo e as
tradições hebraicas;
·
Apostasia e
corrupção e a religiosa na idade média;
·
O Islamismo e a
submissão;
·
Reforma e contra
reforma no Cristianismo;
·
O livro sagrado
dos judeus e cristãos;
·
A importância do
Alcorão para o Islamismo;
·
Ciência,
religião e superstição;
·
A religião a
parapsicologia, astronomia, astrologia e a ciência;
·
A Ciência, a
religião e a vida após a morte;
·
A psicologia,
filosofia e a religião.
|
·
Compreender e
identificar as principais semelhanças e diferenças entre as principais
religiões semíticas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, destacando as suas
contribuições nas tradições religiosas brasileiras;
·
Reconhecer e
relacionar a importância dos textos e livros sagrados tais como: O Toráh para
os Judeus, A Bíblia para os cristãos e o Alcorão para os Muçulmanos;
·
Identificar as
principais polêmicas entre a Ciência e a Parapsicologia, a astronomia versus
astrologia, destacando a contribuição de ambos para a cultura e nossa rica, e
bem diversificada tradição religiosa no Brasil;
·
Identificar os
principais argumentos e teorias acerca das principais tradições religiosas
concernentes a vida após a morte.
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Ano:
2012
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||
METODOLOGIA:
A proposta
metodológica será desenvolvida por meio de aulas práticas e dialogadas,
ilustradas com vídeo, retroprojetor, grupos de discussão e debates com
apresentação de discussão de textos. Nas aulas expositivas e dialogadas serão
utilizadas as técnicas de apoio pedagógico necessárias à fixação de
conhecimento, além do incentivo à participação e discussão dos conteúdos,
utilizando-se da lógica de seminários e trabalhos em grupos.
|
||||
Estratégias Metodológicas:
·
Organização de
um ambiente educativo que articule múltiplas atividades voltadas às diversas
dimensões de formação do(a)s aluno(a)s, favorecendo a transformação das
informações em conhecimentos diante das situações reais da vida;
·
Diagnóstico das
necessidades de aprendizagem do(a)s estudante(s) a partir do levantamento dos seus
conhecimentos prévios;
·
Elaboração de
materiais impressos a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e
atividades em grupo;
·
Elaboração de
projetos com objetivo de articular e inter-relacionar os saberes, tendo como
princípios a contextualização e a interdisciplinaridade;
·
Elaboração e
execução de planejamento, registro e análise de aulas de campo realizadas,
quando for o caso;
·
Utilização de
recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas;
·
Aplicação de
atividades escritas em sala de aula, sendo os seus resultados obtidos
pelo(a)s aluno(a)s nas atividades aplicadas;
·
Registro e
desempenho dos aluno(a)s nas atividades aplicada.
|
||||
AVALIAÇÃO:
A
Avaliação será processual, contínua e dinâmica tendo como objetivo primordial
acompanhar o processo de aprendizagem, por meio da análise reflexiva dos
avanços e das dificuldades dos alunos, com a perspectiva de buscar,
construtivamente, novas alternativas de práticas de trabalho, observando como
meta a perseguir o estreitamento entre o saber sistematizado e o saber que
advém da experiência do aluno e, nessa perspectiva a avaliação deve
contemplar os objetivos previstos no presente Plano de Curso e os conhecimentos
trabalhados em cada trimestre, devendo os alunos serem avaliados das
seguintes formas:
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Avaliação
Diagnóstica:
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Reguladora/Formativa
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Somativa/Final
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Essa avaliação
identificará progressos e dificuldades do(a)s aluno(a)s, além da atuação do
professor no processo de ensino/aprendizagem.
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Essa avaliação
permite introduzir atividades novas no PL de aula, que incluía desafios e
orientações mais consistentes em busca da melhoria da aprendizagem do(a)s
aluno(a)s no processo.
|
Essa avaliação
permite conhecer e analisar o(s) resultado(s) final obtido(s) pelo
discente(s) no trimestre, considerando como critérios para essa avaliação:
·
Prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
·
Média aritmética
podendo atingir 30 pontos no 1º e 2º Trimestre e média ponderada de até 40
pontos no 3º Trimestre, podendo
atingir o total de 100 pontos.
|
||
RECUPERAÇÃO:
Nas situações em
que o(a)s aluno(a)s não obtiver média
suficiente para aprovação, este(a)s será avaliado(a)s paralelamente pelo
professor, sendo orientado para o desenvolvimento de atividades de reforço
que possibilitem superar as dificuldades apresentadas.
|
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Escola:
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “DR. ADALTON SANTOS”
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Diretora:
ELEUSA PANSIERE
DE SOUZA ZUCOLOTTO
|
Coordenadora:
STELA CRISTINA F. MAZARIN RODRIGUES
|
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Supervisora:
EGIGLIANA
BONOMO SECCHIN
|
Secretário:
ANDREW CAPUCHO
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Professor:
ANTONIO MARCOS
NUNES DOS REIS
|
Disciplina:
Ensino Religioso
|
Ano:
2012
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|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Profº Antonio Marcos Nunes dos Reis
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Poderia me encaminhar o Plano de Ensino?
ResponderExcluirProf Welliton Zani
Ola, sou professora de Ensino Religioso nas séries finais do Ensino Fundamental... gostei muito do seu Plano de Ensino! poderia me enviar para enriquecer meu trabalho. Obrigado
ResponderExcluirnilvia.tocantins@gmail.com
Ola, sou professora de Ensino Religioso nas séries finais do Ensino Fundamental... gostei muito do seu Plano de Ensino! poderia me enviar para enriquecer meu trabalho. Obrigado
ResponderExcluirnilvia.tocantins@gmail.com
Bom dia. Poderia me enviar uma copia do seu plano de ensino e, em enviando, eu poderia usa-lo como modelo, realizando apenas as alterações de área específicas? obrigado. car-jose@hotmail.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o plano de ensino, por favor. romario.silvalima93@gmail.com
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