sábado, 24 de março de 2012

Educação Religiosa


Escola:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “DR. ADALTON SANTOS”
Diretora:
ELEUSA PANSIERE DE SOUZA ZUCOLOTTO
Coordenadora:
STELA CRISTINA F. MAZARIN RODRIGUES
Supervisora:
EGIGLIANA BONOMO SECCHIN
Secretário:
ANDREW CAPUCHO
Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Ano:
2012














PLANO DE CURSO
















OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do transcendente no decorrer dos tempos.
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinaram as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


NOVA VENÉCIA
2012


APRESENTAÇÃO:

   
        O Diálogo com centenas de jovens e a variedade de e-mails que recebo constantemente, dramáticos lamentos de alunos angustiados, animaram-me a elaborar este PLANO DE CURSO, pensando unicamente em você aluno. Este plano tem por finalidade propor uma nova forma de conhecer os principais aspectos sociais, políticos e religiosos do meio que nos envolve. Seguindo uma concepção de ensino mais crítico libertadora de acordo com os conhecimentos vivenciados pelo aluno, procurarei leva-lo a fazer uma análise da realidade sócio-cultural-religiosa de sua comunidade e suas interligações no mundo em que vivemos.
     Foi, portanto, acima de tudo objetivando o aluno, que elaborei de forma clara e simples este PLANO DE CURSO, mas, ao mesmo tempo, rico de conteúdo que, de acordo com o grau de atenção e vontade, pode proporcionar um alto índice de aproveitamento. Foi escrito mais do que com tinta, com amor; minha maior preocupação não é o estilo da redação, é você. Não é a pureza da bela linguagem de Camões, nem tão pouco a maravilhosa pedagogia de Paulo Freire, é ser entendido por você. Apenas isso.
     É na esperança de um mundo melhor que apresento este PLANO. Espero que ele seja proveitoso e que traga provocações e desafios aos alunos, na esperança que tenham excelente rendimento escolar e se torne um cidadão formador de opinião, seguro e consciente de suas ações.

Atenciosamente,
Prof. Antonio Marcos Nunes dos Reis


EMENTA


OBJETIVOS


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

        











          Cultura e fenômeno religioso, desenvolvimento sistemático de crenças, instituições e valores espirituais de uma sociedade. Representações sociais na história das culturas. As tradições religiosas como elementos indissociáveis das culturas. Inserção no cotidiano escolar do Ensino Fundamental.






·         Compreender o papel das tradições religiosas na estrutura e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
·         Situar-se como elemento construtor da realidade, estabelecendo compromissos solidários na escola, na comunidade e no trabalho;
·         Compreender o sentido da vida, sustentado por crenças, doutrinas, normas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com os outros e consigo mesmo;
·         Reconhecer o fenômeno religioso como experiência universal, identificando as expressões religiosas predominantes na sociedade, nas organizações populares e o papel destas frente às formas de agressão à vida.












·         Cultura religiosa;

·         Pluralismo religioso;

·         Fenômeno religioso;

·         Religiões no Brasil e no mundo;

·         O papel do Ensino religioso nas escolas.







Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
6º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE







Ética e Conhecimento

A Idéia do Transcendente:

·         Os significados do Transcendente na vida;

·         A construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço.









História do Ensino Religioso no Brasil:
·         Qual o objetivo do Ensino Religioso;

·         Histórico da Educação Religiosa no Brasil.





·         Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sóciopolítico-cultural;

·         Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa;

·         Como definir fenômeno religioso;

·         A contribuição dos jesuítas na educação religiosa;


·         A educação religiosa no Brasil colonial e imperial;

·         O ensino religioso no Estado do Espírito Santo e em Nova Venécia;

·         Tradições históricas e manifestações religiosas em Nova Venécia.


·         Valorização da evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas, no decorrer dos tempos;
·         Respeito à formação histórica da idéia do Transcendente e que nas diferentes mudanças culturais perceba como as ideologias religiosas chegam a determinadas verdades;
·         Compreender a religiosidade indígena, a importância dos jesuítas na catequese dos índios e na divulgação do cristianismo, propagando o catolicismo;
·         Compreender como eram as aulas de Ensino Religioso no Brasil colônia e Brasil imperial;
·         Entender a história da educação religiosa no estado do Espírito Santo, destacando a história religiosa de Nova Venécia, sua cultura e tradições, a chegada dos evangélicos e as principais manifestações religiosas em nosso município.




Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
6º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE









Trabalho e Cultura indígena:
·         Como trabalhavam nossos antepassados;
·         O desemprego e suas conseqüências;
·         Trabalho e desigualdade social;
·         Trabalho e cultura indígena.








História das Tradições Religiosa Oriental:
·         Como o índio expressa sua religiosidade;

·         Animismo, xamanismo e totenmismo;
·         História do Cristianismo;
·         Divisões na cristandade.







·         A capacidade para o trabalho;


·         A contribuição do trabalho indígena para o Brasil;


·         A contribuição do trabalho do negro para o Brasil;


·         As principais religiões mundiais;



·         Diferenças do homem oriental e o homem ocidental;


·         Religiões e deuses orientais;




·         Quais as religiões do Oriente?


·         Cultura das religiões orientais.






·         Compreender a importância do Trabalho para a vida;



·         Compreender a importância dos índios e negros para a formação do povo brasileiro, destacando a importância de seu trabalho;



·         Compreender a fé, a crença, os ritos e costumes dos índios e negros para a nossa cultura;



·         Compreender a importância que as religiões no Oriente exerceram na influência e cultura da religião ocidental;



·         Compreender a cultura, os mitos e ritos dos orientais e que influência teve na visão teológica das religiões ocidentais.





Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
6º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE


















Cultura e Política

·         O que é cultura;



·         Cultura e tradições religiosas;



·         Cultura e culto indígena;




·         Divisões do Cristianismo









·         O mito e o rito nas tradições religiosas;


·         Cultura e política;


·         Democracia, Pátria e patriotismo;


·         Quem é o índio e quantos tipos há no Brasil;


·         O índio e sua concepção de vida e morte;


·         História da igreja cristã;


·         Reforma e contra reforma da igreja;


·         Movimento ecumênico.



·         Compreender que os mitos fazem parte das várias tradições religiosas e como isso afeta a nossa fé;

·         Diferenciar o mito dos ritos nas tradições religiosas;

·         Compreender o que é democracia, como exercê-la, destacando a importância do amor a Pátria, conservando e preservando os bens públicos;

·         Descobrir a importância do índio e sua participação na formação da cultura brasileira;

·         Compreender as diversas teorias, ritos, mitos e lendas indígenas acerca da vida e suas teorias dos bons e maus espíritos;

·         Compreender a história do cristianismo, a divulgação da fé católica, a reforma protestante e a contra reforma promovida pelo catolicismo;

·         Entender e compreender o que é o movimento ecumênico.




Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
6º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE > 2ª Parte






Ciência e Religião:
·         O conceito de ciências;
·         Ciências e Ética;




Cultura Afro:
·         História e cultura Africana;
·         A chegada e contribuição dos negros para o Brasil;
·         Religiosidade Afro-brasileira.





Escrituras Sagradas e Tradições Orais:

·         As Verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente;

·         A autoridade do discurso religioso.





·         A ciência e Religião;

·         Ciência, ética e religião;

·         Quem é o negro e como chegou ao Brasil.



·         De que forma o negro expressa sua religiosidade;

·         O que é sincretismo religioso?

·         Principais deuses da religião afro-brasileira.



·         O que é o espiritismo e como chegou ao Brasil?

·         Como os espíritas expressam sua religiosidade.



·         O livro sagrado do cristianismo;

·         Como a Bíblia chegou até nós?

·         Ethos, valores e limites.



·         Compreender a importância da ciência e da religião para a solução de problemas sociais;

·         Compreender que apesar de algumas divergências a verdadeira Ciência e a fé caminham sempre juntas, rumo à conquista e tecnologia.

·         Identificar as diversas formas de expressões religiosas dentro da religião afro-brasileira;

·         Identificar injustiças cometidas contra grupos étnicos brasileiros.

·         Compreender a origem do espiritismo, suas expressões de religiosidade bem como seu histórico no Brasil;

·         Identificar a origem dos escritos sagrados no Cristianismo, de que forma foram escritos, e, em que época e circunstâncias;

·         Diferenciar livros canônicos, apócrifos e Pseudo-epígrafos da Bíblia.





Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
7º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE









Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas:



·         A evolução da estrutura religiosa nas tradições religiosas no decorrer dos tempos;




·         A sistematização da idéia do Transcendente pelas tradições religiosas;




·         A estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da tradição religiosa.








·         A formação religiosa do povo brasileiro;


·         A contribuição da cultura e fé indígena para o povo brasileiro;


·         A contribuição da cultura afro-brasileira em nossa religião;


·         Injustiça contra grupos étnicos brasileiros.


·         A importância do estudo para a vida.


·         O que é manifestação religiosa?


·         A tolerância religiosa no Brasil.


·         Ateísmo e Materialismo.

·         Conhecer a estrutura das tradições religiosas do povo brasileiro está intimamente relacionada com a formação inicial de nosso povo, suas crenças, cultura e tradições;
·         Identificar as contribuições das tradições indígenas e das tradições afro-brasileiras para a diversidade religiosa no Brasil;
·         Valorizar os grupos étnicos brasileiros, sua importância e contribuição na história e tradição religiosa brasileira, inclusive respeitando a tradição de todos;
·         Compreender a importância do estudo para a vida, relacionando suas vantagens no mercado de trabalho e como a fé serve de auto-ajuda nesse processo;
·         Compreender porquê o Brasil é tolerante as várias tradições religiosa, inclusive assegurando em sua Constituição, diferenciando teísmo de ateísmo e de materialismo.




Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
7º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE









Contexto cultural dos textos sagrados Orais e escritos:


·         A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço pelas tradições religiosas.








Origem, história e divisão da igreja:

·         História da igreja cristã;

·         A reforma e contra-reforma na/da igreja




·         Origem e História da Igreja Mundial;


·         A reforma na igreja;


·         A contra reforma da igreja;


·         O catolicismo no Brasil;


·         As divisões no catolicismo brasileiro;


·         Origem do protestantismo;


·         As divisões no protestantismo;


·         A hierarquia em algumas tradições religiosa;


·         A liderança nas tradições religiosas;


·         O movimento pentecostal no Brasil.






·         Compreender a natureza e a administração eclesiástica, sua origem e desenvolvimento;


·         Identificar e conceituar reforma e contra reforma dentro e fora da igreja;



·         Relacionar as contribuições do catolicismo no Brasil;


·         Compreender a origem e natureza do protestantismo, suas divisões, cultura, tradições e contribuições a cultura religiosa do povo brasileiro;



·         Identificar o que é movimento pentecostal, diferenciando de neo-pentecostal.






Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
7º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE

















História e tradição religiosa:


·         A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos.





·         Diferença entre Pentecostal e neopentecostal;


·         As tradições religiosas no Estado do Espírito Santo;


·         A religião dos primeiros habitantes venecianos;


·         A chegada dos Evangélicos;


·         As principais festas religiosas em Nova Venécia;


·         O que é espiritismo.


·         Ressurreição, reencarnação e karma.


·         O espiritismo e a ciência.


·         A filosofia das religiões.


·         A Psicologia e as religiões.




·         Diferenciar movimento pentecostal de renovação carismática, identificando-o de neopentecostal;

·         Identificar as origens e histórias das principais tradições religiosas no Estado do Espírito Santo;


·         Identificar as principais tradições religiosa no município de Nova Venécia, reconhecendo as principais festas religiosas no município;

·         Conceituar o que espiritismo e, identificar sua relação com a ciência;

·         Conceituar as principais teorias em torno da ressurreição, reencarnação e karma, identificando cada uma delas;

·         Compreender a filosofia das religiões, conceituando e diferenciando-a de psicologia nas tradições religiosas.






Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
7º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.
CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE > 2º Parte












Sociologia e tradição religiosa:






·         A função política das ideologias religiosas;






·         A Política e às religiões afro-brasileiras.






·         Política e apolítica;


·         O que é religião afro-brasileira?


·         O que são guias?


·         O sincretismo religioso e o Candomblé na cultura brasileira;


·         Tradições religiosas nas religiões de origem afro;


·         As contribuições da cultura afro no Brasil.


·         Comidas típicas e plantas na religiosidade afro-brasileira;


·         A cultura judaica no Brasil;


·         História do Cristianismo no Brasil;


·         O Natal e os cristãos.


·         Conceituar, identificar e distinguir o ser político do apolítico;
·         Conhecer e identificar as principais tradições religiosas de origem afro, destacando a sua imensa contribuição para a cultura da religiosidade do povo brasileiro;
·         Entender a origem e história do Candomblé, suas tradições, diferenciando a umbanda da quimbanda;
·         Conhecer e identificar os principais pratos típicos brasileiros de origem afro, destacando inclusive, a importância das plantas de uso medicinal;
·         Conhecer e reconhecer a contribuição da cultura e tradição religiosa de origem judaica para a religiosidade do povo brasileiro, destacando os principais grupos no Brasil;
·         Conhecer a origem histórica do cristianismo no Brasil, sua propagação e divulgação da fé através dos Jesuítas e missionários que aqui vieram.



Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
8º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE








Espiritualidade e Política dos grandes líderes religiosos:



·         A experiência religiosa como elemento vital;



·         A vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradições;



·         Autoconhecimento na vivência do relacionamento com o Transcendente;


·         A  liderança política e religiosa nas tradições.






·         As Religiões e seus líderes;

·         Moisés, um dos principais líderes judaico e humanidade;

·         Jesus e seus ensinamentos;

·         O que fez Sidarta Guautema tornar-se o Buda?

·         O sucesso de Maomé;

·         A importância do líder dentro de um grupo social;

·         A liderança política e religiosa no Brasil hoje;

·         A religiosidade vivenciada na Idade Média;

·         O Marketing religioso;

·         A mídia na religiosidade do povo brasileiro.



·         Compreender a filosofia, psicologia e teologia dos grandes líderes religiosos;
·         Identificar e relacionar as principais características de um líder de origem judaica e cristã;
·         Identificar e relacionar as principais características de um líder de origem judaica e cristã;
·         Relacionar os principais acontecimentos sócio-culturais que levaram Sidarta Guautema a desenvolver seus ensinamentos, criando assim o budismo;
·         Perceber as situações problemáticas e apostasia no cristianismo, levando Maomé a fundar o Islamismo;
·         Conceituar e relaciona marketing religioso, o mau uso da fé, a corrupção dentro das tradições religiosas, destacando a importância da mídia na propagação da religiosidade brasileira.




Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
8º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE









Valores éticos, Religião e Controle social:







·         As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição Religiosa;





·         Orientações de vida nas normas, crenças e doutrinas das Tradições Religiosas;





·         A religião e sua influência no controle social do ser humano.



·         O que é controle social?


·         A religião e as normas de conduta;


·         As religiões Africana e as religiões Afro brasileiras;


·         O estado Islâmico;


·         As revoluções políticas nos países islâmicos na década de 1980;


·         O hinduísmo no Brasil;


·         Teimosia e fanatismo religioso;


·         O totalitarismo religioso;

·         A liberdade religiosa no Brasil;

·         Ideologia e política das religiões.

·         Identificar o que é controle social e como a religião exerce uma influência muito grande na vida de seus adeptos;
·         Reconhecer o que as tradições religiosas conceituam de “normas de condutas”, diferenciando senso de consciência moral;
·         Entender o que veio a ser o Estado Islâmico, quais as suas políticas socioeconômicas, destacando as conseqüências das revoluções políticas oriundas dos países islâmicos e como isso influenciou nossa história;
·         Reconhecer que a tolerância religiosa no Brasil é uma conquista da democracia brasileira, sendo assegurada tal liberdade de consciência e de crença na Constituição Federal;
·         Conceituar, identificar e relacionar as diferenças entre ideologia, filosofia e teologia sócio-político nas tradições religiosas.






Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
8º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE










Determinações da Tradição Religiosa sobre a Pessoa:




·         Determinações da Tradição Religiosa na construção mental da pessoa.






Fenômeno Religioso:




·         O conceito de religiosidade, o sentido da religião para o ser humano e as principais religiões do mundo.







·         O que é animismo?


·         Os deuses na cultura animista;


·         A importância das tradições oral;


·         O mito e os ritos nas tradições religiosas;


·         Religiões semitas;


·         Judaísmo, Islamismo e Cristianismo;


·         Quais são os pilares do Islamismo?


·         Como diferenciar Xiitas de Sunitas;


·         Religiões Afro-brasileiras.








·         Conceituar o que vem a ser tradição religiosa animista, identificando culturas, seus deuses e crenças;


·         Identificar como a diversidade cultural religiosa chegou até nós através da tradição oral;


·         Diferenciar o mito de rito e sua contribuição histórica para as tradições religiosas;


·         Identificar o que são religiões semitas, destacando a importância, semelhanças e diferenças entre o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo;


·         Conhecer e diferenciar a diferença entre os principais grupos Islâmicos Xiitas e Sunitas.








Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
8º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE > 2ª Parte






Limites:



·         O limite e a busca do translimite;



·         A experiência religiosa na busca de superação da finitude humana.






Adolescência e Juventude:

·         Namoro e contracepção;


·         O sentido da vida e os vícios (drogas, aborto e discriminação).


·         O que é hinduísmo?

·         A importância de Gandhi para o hinduísmo;

·         Os principais deuses e textos sagrados do hinduísmo;

·         O hinduísmo e o budismo;

·         O budismo e o Cristianismo;

·         Origem da vida: A teoria da evolução;

·         Origem da vida: A teoria criacionista;

·         O destino e natureza do homem: teoria biológica;

·         O destino e natureza do homem: teoria filosofia;

·         O destino e natureza do homem: teoria psicológica;

·            O destino e natureza do homem: teoria teológica.





·         Compreender o que é o hinduísmo, sua origem histórica, identificando o sistema de castas;


·         Identificar os principais deuses e textos sagrados na cultura de tradição religiosa hinduísta;


·          Diferenciar os principais aspectos nas tradições hinduísta, budista e confucionista;

·          Reconhecer e identificar as principais semelhanças entre budismo e cristianismo;

·         Conceituar, identificar e relacionar as diferentes visões acerca do destino e natureza do homem nas teorias da: biologia, filosofia, psicologia e da teologia.








Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
9º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE













O mito e os ritos:




·         O Mito e as fantasias;



·         A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.









·         O mito e a fantasia;

·         O mito e a religião;

·         As cinco características do mito;

·         A importância do mito para a ciência;

·         Atitudes filosóficas;

·         Teísmo e ateísmo;

·         Ceticismo e agnosticismo;

·         Reflexão filosófica da religião.





·         Identificar no estudo da mitologia a diferença entre o mito e a fantasia nas tradições religiosas;

·         Reconhecer e diferenciar o mito dos rituais e das verdades reveladas nas diferentes tradições religiosas;

·         Destacar a importância do mito para a ciência, principalmente no campo da arqueologia, que muito têm contribuído com suas descobertas para o mundo moderno;

·         Diferenciar teísmo de ateísmo e agnosticismo de ceticismo;


·         Identificar as semelhanças e principais diferenças entre a filosofia e a teologia nas diferentes tradições religiosas.







Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
9º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE













Verdades de fé/Ciência e Religião:




·         A verdade nas tradições religiosas sob a ótica da
       fé;




·         Origem e destino do planeta terra dentro da cosmologia científica e religiosa.






·         Conflitos polêmicos entre Religião e Ciência;


·         A teoria de Copérnico e Darwin para a religião;


·         Teorias polêmicas que abalaram a fé no século XX;


·          A religião e a comunidade científica juntas;


·         A influência religiosa do ambiente onde vivemos;


·         A religiosidade na vida das pessoas no campo e na cidade;


·         A crise nas religiões tribais para sobreviver as suas tradições;


·         Cultura e história das religiões Afro.




·         Identificar os principais pensamentos científicos que abalaram a fé no século XX, reconhecendo que a verdadeira ciência e a fé caminham juntas no objetivo se solucionar os grandes problemas da humanidade;



·          Compreender que somos influenciados e influenciamos constantemente as pessoas ao nosso redor e que essa influência afeta também a nossa fé e consequentemente, nossos valores e tradições religiosas;



·         Identificar a origem, história e principais aspectos das religiões afro no Brasil, sua cultura, crenças, valores e formação na cultura da tradição religiosa brasileira;








Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
9º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE










Valores éticos, Juventude e Crise existencial:






·         As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da tradição religiosa






·         A crise existencial na juventude: namoro, paixão, amor, sexo, drogas, depressão e religiosidade.






·         Namoro, noivado e casamento;
·         Atração, paixão e amor;
·         Razão e emoção;



·         A armadilha dos tóxicos e do álcool;
·         O sexo, a adolescência e a moral;
·         Aborto e eutanásia;
·         O catolicismo e a comunidade científica;



·         Ressurreição ou reencarnação?
·         Os gregos, a mitologia e a ancestralidade;
·         A magia e o espiritismo;
·          O Hinduísmo, Budismo, Taoísmo e Confucionismo.
·         Estudar e compreender os sentimentos emocionais que tomam conta do ser humano, reconhecer-se dotado de razão, emoção e vontade ao decidir sentimentos tais como a paquera, atração física, namoro, noivado e casamento;
·         Fazer sábio uso do seu livre arbítrio ao tomar decisões que envolvam sua conduta ética e moral concernente ao uso do álcool e das drogas, ao sexo livre e decisões que envolvam aborto e a eutanásia;
·         Entender, identificar e distinguir a diferença entre Ressurreição, Reencarnação e o Karma;
·         Compreender a importância histórica da mitologia grega para as tradições religiosa e a ciência em especial a arqueologia;
·         Compreender e diferenciar as tradições históricas do espiritismo, a concepção de vida após a morte, diferenciando-o das tradições ligadas a magia;



Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Série:
9º Ano

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer na evolução da estrutura religiosa a respectiva formação da ideia do Transcendente no decorrer dos tempos;
  • Analisar as diferentes mudanças culturais que determinam as ideologias religiosas e perpassam a redação dos textos sagrados e os determinam como verdade do Transcendente para um determinado grupo.


CONTEÚDOS:

PERÍODO:
EIXO TEMÁTICO:
NOÇÕES E CONCEITOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  TRIMESTRE > 2ª Parte












Vida além da morte:



·         As respostas elaboradas para a vida além da morte pelas tradições Religiosas (ancestralidade, reencarnação, ressurreição, nada);



·         O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além da morte.








·         O Xintoísmo no Japão e sua história no Brasil;
·         O judaísmo e as tradições hebraicas;
·         Apostasia e corrupção e a religiosa na idade média;
·         O Islamismo e a submissão;
·         Reforma e contra reforma no Cristianismo;
·         O livro sagrado dos judeus e cristãos;
·         A importância do Alcorão para o Islamismo;
·         Ciência, religião e superstição;
·         A religião a parapsicologia, astronomia, astrologia e a ciência;
·         A Ciência, a religião e a vida após a morte;
·         A psicologia, filosofia e a religião.

·         Compreender e identificar as principais semelhanças e diferenças entre as principais religiões semíticas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, destacando as suas contribuições nas tradições religiosas brasileiras;
·         Reconhecer e relacionar a importância dos textos e livros sagrados tais como: O Toráh para os Judeus, A Bíblia para os cristãos e o Alcorão para os Muçulmanos;
·         Identificar as principais polêmicas entre a Ciência e a Parapsicologia, a astronomia versus astrologia, destacando a contribuição de ambos para a cultura e nossa rica, e bem diversificada tradição religiosa no Brasil;
·         Identificar os principais argumentos e teorias acerca das principais tradições religiosas concernentes a vida após a morte.








Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Ano:
2012

METODOLOGIA:

A proposta metodológica será desenvolvida por meio de aulas práticas e dialogadas, ilustradas com vídeo, retroprojetor, grupos de discussão e debates com apresentação de discussão de textos. Nas aulas expositivas e dialogadas serão utilizadas as técnicas de apoio pedagógico necessárias à fixação de conhecimento, além do incentivo à participação e discussão dos conteúdos, utilizando-se da lógica de seminários e trabalhos em grupos.


Estratégias Metodológicas:

·         Organização de um ambiente educativo que articule múltiplas atividades voltadas às diversas dimensões de formação do(a)s aluno(a)s, favorecendo a transformação das informações em conhecimentos diante das situações reais da vida;
·         Diagnóstico das necessidades de aprendizagem do(a)s estudante(s)  a partir do levantamento dos seus conhecimentos prévios;
·         Elaboração de materiais impressos a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo;
·         Elaboração de projetos com objetivo de articular e inter-relacionar os saberes, tendo como princípios a contextualização e a interdisciplinaridade;
·         Elaboração e execução de planejamento, registro e análise de aulas de campo realizadas, quando for o caso;
·         Utilização de recursos tecnológicos para subsidiar as atividades pedagógicas;
·         Aplicação de atividades escritas em sala de aula, sendo os seus resultados obtidos pelo(a)s aluno(a)s nas atividades aplicadas;
·         Registro e desempenho dos aluno(a)s nas atividades aplicada.


AVALIAÇÃO:

A Avaliação será processual, contínua e dinâmica tendo como objetivo primordial acompanhar o processo de aprendizagem, por meio da análise reflexiva dos avanços e das dificuldades dos alunos, com a perspectiva de buscar, construtivamente, novas alternativas de práticas de trabalho, observando como meta a perseguir o estreitamento entre o saber sistematizado e o saber que advém da experiência do aluno e, nessa perspectiva a avaliação deve contemplar os objetivos previstos no presente Plano de Curso e os conhecimentos trabalhados em cada trimestre, devendo os alunos serem avaliados das seguintes formas:

Avaliação Diagnóstica:
Reguladora/Formativa
Somativa/Final



Essa avaliação identificará progressos e dificuldades do(a)s aluno(a)s, além da atuação do professor no processo de ensino/aprendizagem.


Essa avaliação permite introduzir atividades novas no PL de aula, que incluía desafios e orientações mais consistentes em busca da melhoria da aprendizagem do(a)s aluno(a)s no processo.

Essa avaliação permite conhecer e analisar o(s) resultado(s) final obtido(s) pelo discente(s) no trimestre, considerando como critérios para essa avaliação:
·         Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
·         Média aritmética podendo atingir 30 pontos no 1º e 2º Trimestre e média ponderada de até 40 pontos no  3º Trimestre, podendo atingir o total de 100 pontos.


RECUPERAÇÃO:

Nas situações em que o(a)s aluno(a)s  não obtiver média suficiente para aprovação, este(a)s será avaliado(a)s paralelamente pelo professor, sendo orientado para o desenvolvimento de atividades de reforço que possibilitem superar as dificuldades apresentadas.






Escola:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “DR. ADALTON SANTOS”
Diretora:
ELEUSA PANSIERE DE SOUZA ZUCOLOTTO
Coordenadora:
STELA CRISTINA F. MAZARIN RODRIGUES
Supervisora:
EGIGLIANA BONOMO SECCHIN
Secretário:
ANDREW CAPUCHO
Professor:
ANTONIO MARCOS NUNES DOS REIS
Disciplina:
Ensino Religioso
Ano:
2012


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:


  • FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso, 2ª Ed. São Paulo: Ave Maria, 1997;

  • SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo Religioso. As religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2005;

  • SIEPIERSKI, P. Gil B. M. (Orgs). Religiões no Brasil: Enfoques, dinâmicas e abordagens. São Paulo: Paulinas, 2003;

  • TEIXEIRA, F. (Org.) As ciências da religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001;

  • TEIXEIRA, Faustino. Sociologia da Religião: Enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2003

  • WILGES, Irineu. Cultura Religiosa: As religiões no mundo. Petrópolis: Vozes, 2001.




BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:


  • BARBOUR, I. Quando a ciência encontra a religião. São Paulo: Cultrix, 2004;

  • KUNG, Hans. Religiões do mundo: em busca de pontos comuns. Campinas: Verus Editora, 2004;


  • RAMPAZZO, Lino. Antropologia, religiões e valores cristãos. 2ª Ed. São Paulo: Loyola, 2000;

  • TERRIN, A. Introdução ao Estudo comparado das religiões. São Paulo: Paulinas, 2003.


Profº Antonio Marcos Nunes dos Reis




5 comentários:

  1. Poderia me encaminhar o Plano de Ensino?
    Prof Welliton Zani

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  2. Ola, sou professora de Ensino Religioso nas séries finais do Ensino Fundamental... gostei muito do seu Plano de Ensino! poderia me enviar para enriquecer meu trabalho. Obrigado

    nilvia.tocantins@gmail.com

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  3. Ola, sou professora de Ensino Religioso nas séries finais do Ensino Fundamental... gostei muito do seu Plano de Ensino! poderia me enviar para enriquecer meu trabalho. Obrigado

    nilvia.tocantins@gmail.com

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  4. Bom dia. Poderia me enviar uma copia do seu plano de ensino e, em enviando, eu poderia usa-lo como modelo, realizando apenas as alterações de área específicas? obrigado. car-jose@hotmail.com

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  5. Poderia me enviar o plano de ensino, por favor. romario.silvalima93@gmail.com

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