domingo, 11 de março de 2012

O FRUTO DOURADO


Você já refletiu sobre a importância do sol para amadurecer e adoçar as frutas? A vida das pessoas é como uma árvore: as raízes fundam-se no solo da família, o tronco e as folhas você cultiva, porque representam as suas capacidades e qualidades, mas os frutos dependem do sol para amadurecer e se tornarem doces e nutritivos.

Diz um conto popular que “um homem possuía apenas uma casinha rodeada de um pomar, do qual cuidava com esmero. Em um dia de inverno, ele foi podar uma árvore, porque em breve chegaria a primavera e ele se cobriria de flores, para depois dar os frutos que estariam maduros no verão.

Quando tomou na mão o primeiro galho para podar, o homem descobriu um fruto maduro. Muito surpreso, colheu-o e o deu ao filho, que brincava no quintal.

O menino já ia comer, quando lembrou-se de que, momentos antes, havia magoado a irmã maior, vacilou por um instante, mas sua generosidade venceu e ele correu à procura dela e entregou-lhe o precioso fruto, como sinal de reconciliação. A menina, comovida com o gesto do irmão, foi a procura da mãe e a encontrou na cozinha. Contou-lhe o que havia acontecido e ofereceu o fruto a ela.

Na hora do almoço, quando a família se reuniu ao redor da mesa, lá estava o fruto dourado, partido em quatro porções.”

Amadurecer, chegar à maturidade, é um direito e um privilégio do ser humano. Mas, assim como as frutas precisam do sol, também as pessoas amadurecem sob os raios de uma luz maior e de um sentido mais amplo para a vida, que as fazem crescer em todas as suas dimensões. Essa luz e esse sentido vêm da experiência do transcendente, conforme é proposta pelas tradições religiosas.

Próxima Semana: “Crescimento e Amadurecimento”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

 Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário