domingo, 11 de março de 2012

PARTICIPANTES DA IMORTALIDADE


Você já havia imaginado que a sexualidade e a relação sexual têm forte sentido transcendente? Para ver isso é preciso usar lentes especiais, porque uma espécie de névoa dos tempos e das culturas encobre essa importantíssima dimensão da vida humana.

A lenda da ilha sagrada de Avalon ajuda a compreender o que aconteceu com o sentido transcendente da sexualidade. Ele se perdeu na memória das pessoas e, por longo séculos, a vida sexual foi rodeada de tabus e condicionamentos.

Desde a pré-história, e até hoje, nas tradições religiosas, a sexualidade do homem e da mulher é cercada de mistério e de fascínio, porque encerra o segredo do amor, da fecundidade e da vida.

Os cultos religiosos aos deuses e às deusas da fertilidade foram e ainda são importantíssimos na cultura de muitos povos. A mulher era representada pela árvore da lua e o homem, pela serpente. Ao redor desses símbolos, e também de outros, eram construídos santuários, onde se faziam ritos sexuais.

Os caldeus, os babilônicos, os assírios, os persas, os árabes, os indianos, os romanos, os indianos, os romanos, os egípcios, os gregos, os cretenses e muitos outros povos tinham esse tipo de ritos sagrados.

Nas tradições religiosas orais, até hoje, fazem-se rituais de iniciação de adolescentes, preparando assim os meninos e as meninas para a vida sexual adulta.

Dois símbolos importantes do homem e da mulher, a lua e a serpente, têm o mesmo significado: a lua, que muda de tamanho e de luminosidade, e a serpente, que troca de pele todos os anos, representam o eterno recomeço do ser humano: a roda da imortalidade. Os antigos viam a sexualidade, a união sexual e a geração de filhos, como participação da vida dos deuses.

A relação sexual, quando é cercada de respeito, dentro dos laços matrimoniais pode ser uma das mais intensas e completas experiências de felicidade e realização humana, por isso é comparada a vida dos deuses. Mas, por ser uma experiência humana, requer conhecimento e inteligência, para compreender o alcance das conseqüências, liberdade para optar e amor para procurar o que leva ao crescimento e à maturidade das duas pessoas envolvidas.


Próxima Semana: “Os Perigos no Relacionamento”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário