sábado, 10 de março de 2012

A ORIGEM DA BÍBLIA

A palavra Bíblia procede do grego “biblos” e “biblion”. A respeito do termo “biblos” diz-se que originalmente significava a planta do papiro, ou seu caule fibroso, que era exportado para a Grécia através do porto de Biblos na Síria, onde se preparava a planta. Posteriormente, o termo assumiu, entre outros significados, o de “livro”.


Biblion é o diminutivo de biblos. No entanto, no texto bíblico, os dois termos têm o mesmo significado: livro. A palavra Bíblia que usamos em português é a forma plural, contudo não aparece no texto bíblico. O termo “Bíblia” foi usado pela primeira vez por Crisóstomo no IV século.


A Bíblia canônicamente falando (em outra aula, veremos o que vem a ser o Cânon), é um conjunto de 66 livros, que se divide em duas grandes partes: AT > Antigo Testamento e NT > Novo Testamento. Os livros, por sua vez, se dividem em capítulos e versículos.


A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 escritores, num período de cerca de 1.500 a 1.600 anos. Achamos entre seus escritores reis, pescadores, legislador, estadista, filósofo, pastor, médico, coletor de impostos, entre outros.


Esses homens escreveram sobre praticamente toda espécie de assuntos: história, biografia, poesias, provérbios, profecias, parábolas, etc.


A Bíblia contém 1.189 capítulos. Essa divisão foi feita no ano de 1250, por Hugo de Santo Caro, um abade dominicano, dividiu a Bíblia em capítulos. Temos 929 capítulos no AT e 260 capítulos no NT.


Em 1551, um impressor de Paris, Robert Stevens dividiu a Bíblia em 31.173 versículos, sendo 23.214 versículos no AT e 7.959 no NT.


Através da História, testemunhos de grandes homens foram feitos com relação à Bíblia: D. Pedro II, nosso imperador: “Eu amo a Bíblia. Leio-a todos os dias. Quanto mais a leio, tanto mais a amo”. Napoleão Bonaparte: “O Evangelho não é simplesmente um livro, mas uma força viva, um Livro que sobrepuja todos os outros”. Isaac Newton, grande filósofo, matemático e cientista: Considero as Escrituras Sagradas, a filosofia mais sublime.”



Próxima Semana: “Revelação, Inspiração e Iluminação”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com



Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário