domingo, 11 de março de 2012

AS LENDAS E O SONHO DE FELICIDADE




 Existem muitas lendas semelhantes à lenda do arco-íris. A maioria delas fala de uma felicidade do passado, que foi perdida, mas que pode ser reconquistada. Eis alguns exemplos:

A lenda do Eldorado fala de uma cidade perdida, na qual o ouro é mais comum do que as pedras. Os conquistadores do século XVI procuravam o Eldorado. Quando chegaram às Américas e viram belas peças de ouro nas cidades dos Incas, Maias e outros povos, pensaram que a cidade perdida estivesse por perto e a procuraram por muito tempo. A lenda da Atlântida diz que há um continente perdido no fundo do oceano.

Viviam nele grandes e ricas civilizações, mas ele afundou no mar e nunca mais foi encontrado.

As lendas mostram que o ser humano não está satisfeito com a realidade material em que vive e sonha sempre com algo maior, que foi perdido mas pode ser reencontrado. A linguagem usada para expressar o sonho muitas vezes são o ouro e as riquezas, mas todos sabemos que riqueza não é sinônimo de felicidade.

As lendas querem falar de um outro tipo de riqueza: uma realidade maior, que de certa forma, nos chama e nos atrai para superarmos nossa realidade presente.


Próxima Semana: “O Menino das Caravanas”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário