domingo, 11 de março de 2012

O PRÍNCIPE ILUMINADO



 Durante o século VI AC, ao sopé das montanhas do Himalaia, na planície do Rio Ganges, na Índia, vivia uma tribo fiel a tradição religiosa hinduísta. Eram os Sakyas. Seu chefe, um rei regional, chamava-se Suddhodhana Gautama.

O rei teve um filho, o príncipe Sidhartha Gautama. Vendo-se no palácio do pai, rodeado de todos os cuidados e regalias, ele não entendia porque outras crianças viviam maltrapilhas nas ruas e não podiam entrar para brincar com ele.

Desde pequeno estudou a tradição religiosa nos Vedas, os livros sagrados do hinduísmo, que lhe eram explicados por sábios mestres brâmanes. Mas o príncipe não encontrava nos Vedas a resposta para suas perguntas sobre a diferença que via entre as pessoas. Enquanto ele vivia muito feliz, outras pessoas morriam, eram escravizadas e viviam abandonadas e famintas pelas ruas.

Quando se tornou jovem, o príncipe passou a sair todos os dias do palácio e a caminhar pelo mercado, onde se juntavam os doentes, pedintes e sofredores. Ele observava a todos e se perguntava sobre o sentido da vida daquelas pessoas.

Ao tornar-se adulto, o príncipe Sidhartha Gautama casou-se, mas, mesmo assim, sentiu que não era completa a sua felicidade. Resolveu então deixar o palácio e fazer uma peregrinação solitária, na esperança de entender a existência do sofrimento na vida de algumas pessoas, enquanto outras tinham direitos e privilégios. Deixou a esposa e o filho recém-nascido, e partiu vestido de mendigo, para uma vida silenciosa. Queria viver como viviam os mais desprezados da sociedade.

Próxima Semana: “O Caminho Para a Iluminado”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário