domingo, 11 de março de 2012

O PRIMEIRO REI DE ISRAEL



Depois que Samuel envelheceu, o povo de Israel pediram que ele escolhesse para eles um rei. A princípio, Samuel não queria fazer isso, pois o rei daquele povo era o próprio Deus. Mas Deus mesmo disse a Samuel para ouvir o povo, pois estes não estavam rejeitando a Samuel e sim ao próprio Deus. Deus estabeleceu também para o povo, os direitos e as regalias que o rei teria.

Depois, Deus mandou que Samuel derramasse óleo sobre a cabeça de Saul. Era um óleo especial, cheiroso, pois era assim que se fazia naquela época. Naquela cultura, assim se procedia para mostrar que alguém havia sido escolhido para ser rei.

Saul não achava que deveria ser rei, pois pertencia à tribo de Benjamim, a menor tribo de Israel. Todavia, Deus havia escolhido a Saul porque este era uma pessoa simples e humilde. Não se fazia grande e importante, apesar de pertencer a uma família rica e ser um homem muito alto e formoso.

Segundo a história, Saul era mais alto um palmo e meio a mais do que todos os outros homens em Israel. Era uma pessoa boa, forte e atleta. O povo alegrou-se por Deus ter escolhido Saul como rei e clamaram: “viva o rei!”

Os inimigos de Israel continuava forte, causando muitas dificuldades aos israelitas. Após a consagração de Saul como rei, os amonitas vieram lutar contra eles. Mas Saul preparou um grande exército e obteve a vitória sobre os amonitas. O povo estava muito contente por ter Saul como rei.

No decorrer dos anos, Saul levou os israelitas a muitas vitórias contra os inimigos. Ele tinha um filho muito valente, chamado Jhonatas. Jhonatas ajudou Israel a ganhar muitas batalhas. Naquela época, os piores inimigos ainda eram os filisteus. Saul obteve muitas vitórias até que começou desobedecer a Deus e as coisas começaram a desmoronar em sua vida. Mas esta é tema para a nossa próxima aula.


Próxima Semana: “A Desobediência de Saul”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário