domingo, 11 de março de 2012

O SER HUMANO SENTE A PRESENÇA DE ALGUÉM

 A pré-história é o tempo em que a humanidade estava se organizando. No fim da pré-história, alguns grupos sociais já viviam em clãs, na floresta ou em cavernas. Não havia ainda países ou cidades.

Todos trabalhavam juntos para conseguir o alimento, mas tudo era difícil e perigoso e as pessoas sonhavam com uma vida melhor. Elas olhavam para a natureza e compreendiam que existia algo mais, alguém que não viam, mas que podiam ajudar a protegê-las.

Não sabiam quem era esse “alguém mais”, mas queriam reverenciar e demonstrar sua admiração.

Esse fenômeno foi tão forte que deu origem às tradições religiosas que existem até hoje. As diferenças entre as tradições religiosas são o resultado dos povos, culturas, regiões e tempos diferentes em que elas se desenvolveram.

Mas no fundo elas revelam uma atitude única de todos os seres humanos: a procura de comunicação com alguém que está para além da realidade visível.

Além da reverência aos espíritos protetores da natureza, as tribos e clãs tinham também a crença em um ser supremo, criador do universo. Até hoje existem tradições religiosas tribais, principalmente na África, nas Américas, na Ásia e também aqui no Brasil.


Próxima Semana: “Um Ser Com Muitos Nomes”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário