domingo, 11 de março de 2012

O MENINO DAS CARAVANAS




Em Meca, na Arábia Saudita, no século VI, nasceu Maomé. O menino ficou órfão de pai e mãe e foi criado por pessoas cruéis que o maltratavam. Nunca foi levado à escola, foi analfabeto a vida inteira, mas era um garoto muito inteligente.

Quando era adolescente, Maomé foi contratado, como ajudante, por uma caravana de mercadores que viajava para a Síria e o Líbano. Passou assim a uma vida nômade, indo e voltando constantemente, pelas trilhas do deserto, de um país para outro.

Durante a noite os mercadores sentavam-se ao redor da fogueira para conversar e rezar. Maomé pode assim conhecer melhor o Deus único – Allah, em árabe -, também reverenciado pelos judeus e cristãos que ele encontrava em suas viagens.

Com o passar dos anos, Maomé deixou a vida de viajante, mas continuou pensando em tudo quanto havia aprendido durante o tempo de nômade. Ele ficava horas procurando compreender os problemas e sofrimentos das pessoas. Dedicava um mês por ano à meditação, ao jejum e à oração, no alto da colina Hika, perto de Meca.

Após muitos anos refletindo e rezando, ele compreendeu que as pessoas que adoravam ídolos estavam erradas e que somente Allah, o Deus único, é criador de todas as coisas.

Maomé tinha 53 anos quando chegou a essa compreensão. Imediatamente começou a pregar em Meca, convidando os peregrinos a abandonarem os ídolos e deuses e a adorar somente a Allah.

Muitos seguiram-no e passaram a chamá-lo profeta. Mas nem todos concordaram com ele. Alguns tentaram matá-lo. Ele então fugiu para a cidade vizinha de Jatrib, que, com sua chegada, passou a chamar-se Medina, a cidade do profeta.

A noite da fuga de Maomé é o marco inicial da tradição religiosa islâmica. Chama-se Hégira, e aconteceu em 24 de setembro de 622.

Em Medina, o profeta continuou ensinando como adorar a Allah. Seus discípulos escreveram o que ele dizia. Surgiu assim o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.

O Alcorão é todo escrito em poemas, as suratas, que são uma bela forma de expressão da cultura árabe.


Próxima Semana: “Amizade Com Deus”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com

 Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Um comentário: