domingo, 11 de março de 2012

OS PERIGOS NO RELACIONAMENTO



A maioria das tradições religiosas entende o amor e o casamento como o dom mais sagrado do ser humano e como possibilidade de participar do poder criador de Deus, por meio da geração de filhos, e de encontrar a felicidade. Mas, na verdade, esse ideal das religiões dificilmente foi alcançado na vida prática, porque milhares de fatores culturais e sociais interferiram no relacionamento amoroso de homens e mulheres, ao longo da história.

Poucos séculos atrás, os jovens não tinham direito de se escolherem mutuamente, e alguns nem sequer podiam conhecer ou namorar por algum tempo antes de se casarem. Às vezes, se isso acontecia, o casamento tornava-se impossível, porque as famílias eram inimigas ou tinham condições sociais diferentes ou, ainda, porque desde crianças estavam prometidos a outra pessoa.

Muitos motivos levavam as famílias à prática de promessas e contratos de união, a serem cumpridos pelos filhos. Alguns contratos eram firmados pelos pais, quando os dois eram ainda crianças, ou até na própria ocasião do nascimento. Alguns desses motivos eram:

·        Alianças políticas entre famílias de reis ou de chefes tribais;

·        Alianças étnicas, para manter a pureza da linhagem de uma família ou tribo;

·        Alianças de parentesco para respeitar a hierarquia de direito das famílias;

·        Alianças econômicas, para fortalecer empresas ou aumentar posses de terras;

·        Alianças familiares para não dividir uma herança;

·        Alianças religiosas, para manter a integridade da crença em uma determinada tradição.

Esses e outros motivos faziam dos jovens como que peças de jogo, que eram colocados em posições estratégicas para beneficiar interesses maiores do que a felicidade dos dois.

Muitas vezes as pessoas se casavam sem ter escolhido uma à outra, e podiam até esforçar-se para viver bem, mas, com freqüência, apaixonavam-se depois por outra pessoa e isso era causa de muito sofrimento, de traições e até de crimes, na maioria das vezes.

Muitas vezes, o amor e o casamento, em vez de levarem a felicidade, eram uma experiência de limite, condicionamento, tristeza e frustração.



Próxima Semana: “A Opção Transformadora”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário