sábado, 10 de março de 2012

A FORMAÇÃO DO CÂNON BÍBLICO DO ANTIGO TESTAMENTO

A palavra “CÂNON” é um termo grego que significa originalmente: “cana”, “junco”, “taquara”. Era um instrumento de medida, uma vara de medir. A palavra grega veio a ser utilizada metaforicamente com o sentido de regra fixa, norma, padrão.

Canonização significa: “ser oficialmente reconhecido como guia ou regra autorizada em matéria de fé ou de prática”. E também significa: “um corpo definido de literatura sagrada que foi reconhecido oficialmente como divinamente inspirado e autorizado”.

No contexto das Escrituras, Cânon significa a lista oficial dos livros reconhecidos como inspirados por Deus.

O processo de origem e desenvolvimento do Cânon do AT deu-se em três passos: Revelação, Inspiração e Iluminação, que já vimos anteriormente em aulas passada.

Fatores Determinantes na Canonização: Os teólogos reconheceram que o processo de canonização não era apenas um ato oficial humano da igreja, mas também os seguintes fatores: 1 - O trabalho providencial do Espírito Santo; 2 – Somente os livros escritos em hebraico poderiam ser qualificados para o Cânon Palestiniano; 3 – Autoria Profética.

Divisões do Cânon do AT: – O Antigo Testamento hebraico estava dividida em três partes: 1 – Lei (Torah); 2 – Profetas  e 3 – Os Escritos (Salmos, Provérbios e Jó)

O reconhecimento dos Livros do AT: - Como já vimos, a autoridade divina da maioria dos livros do AT foi reconhecida pelo povo muito antes de qualquer atitude oficial.

O Cânon Palestiniano: Depois da destruição de Jerusalém e do Templo, no ano 70, os eruditos judeus mudaram-se para Jâmnia, para estudo e ensino das Escrituras. Um Concílio de líderes judeus em 90 (mais tarde conhecido como Concílio de Jâmnia) discutiu a questão de quais livros deveriam ser inclusos no Cânon do AT. Após alguma divergência, finalmente reconheceu oficialmente 24 livros do AT hebraico (que são os 39 da nossa lista em português). Os protestantes foram grandemente influenciados no século XVI, em reconhecer os mesmos livros como canônicos.

Além do Cânon Palestiniano, houve o Cânon Alexandrino, e o Pentateuco Samaritano, que veremos futuramente.


 
 Próxima Semana: “Os Livros Apócrifos”


QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário