domingo, 11 de março de 2012

SANSÃO E DALILA


Você se considera uma pessoa forte ou fraca? Como gostaria que fosse? Hoje, nesse nosso encontro, gostaria de falar do homem mais forte que já viveu nesta terra de que se tem registro. Seu nome era Sansão e ele era juiz em Israel.

Sansão havia sido escolhido por Deus antes mesmo do seu nascimento. O plano de Deus para a vida de Sansão era que ele liderasse o povo de Israel das mãos dos filisteus.

Os filisteus era um povo mau, que na época, moravam em Canaã. Tinham guerreiros habilidosos e oprimiam e machucavam Israel. Certo dia, Sansão passeava nas imediações dos filisteus, quando defrontou-se com um grande leão. As Escrituras Sagradas relatam que Sansão matou o leão só com as mãos. Sansão também matou centenas de filisteus ruins.

Sansão cometeu vários erros em sua vida. Um deles foi namorar uma moça chamada Dalila. Os príncipes dos filisteus prometeram dar a ela cada um 1.100 moedas de prata para ela lhes contar o segredo que tornava Sansão tão forte.

Dalila não gostava de Sansão e nem do povo de Deus, mas queria muito ficar com o dinheiro. Por isso, aproximou-se de sansão e enamorou-se dele, insistindo por diversas vezes acerca do seu segredo.

Por fim, Sansão contou-lhe onde estava o seu segredo: no cabelo. Dalila, ao saber disso, fez Sansão dormir e fez com que se lhe cortasse os cabelos. Quando Sansão acordou, já não tinha mais forças. Então foi preso pelos filisteus. Estes vazaram-lhe os olhos e lhe fizeram escravo.

Certo dia, os filisteus fizeram uma grande festa para o seus deus Dagom, e trouxeram Sansão para diverti-los. Seu cabelo já havia crescido de novo. Sansão já havia se arrependido amargamente de todos os erros que cometera, pedindo perdão a Deus. Após fazer uma oração a Deus, clamou: “morra eu com os filisteus!” Sansão forçou a coluna e o prédio desabou, morrendo cerca de 3.000 mil filisteus.




Próxima Semana: “Amigos Gostam de Conversar”

QUER ENTENDER MELHOR O TEMA:

Mande E-mail para: professorantoniomarcos@hotmail.com


Um forte abraço e até o nosso próximo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário